A Tomoface realiza o exame de Tomografia Computadorizada Volumétrica com equipamentos de alta tecnologia, Promax 3D Max e Ortophos SL , dedicados exclusivamente ao estudo do complexo dento-maxilo-facial.
A palavra Tomografia é um termo genérico para designar qualquer técnica que gere uma imagem em corte de um tecido. A Tomografia Computadorizada (TC) é o método de diagnóstico por imagem que mais se desenvolveu nos últimos anos. Sua aplicabilidade na Odontologia vem aumentando com fins diagnósticos, planejamento de tratamento e acompanhamento do mesmo. A procura de um exame de TCV e o desenvolvimento de trabalhos na área buco-maxilo-facial já se tornou realidade entre os Cirurgiões dentistas
A Tomografia permite observar uma estrutura tridimensionalmente. As imagens são geradas por raios-X que, por sua vez, atravessam os tecidos e são captados por receptores que codificam as informações recebidas pelo tomógrafo e enviam para um computador interligado, transformando essas informações em imagens. A TC pode nos fornecer cortes axiais ou coronais de uma região de interesse que, por exemplo, pode ser a região de mandíbula, o terço médio da face ou até de toda a cabeça. A partir desses cortes axiais iniciais, pode-se obter reconstruções em segunda dimensão denominadas também Reconstruções Multiplanares (RMP), da mesma região de interesse, sem a necessidade de expor o paciente a novo exame e facilitando a interpretação radiográfica.
Essas reconstruções são imagens utilizadas quando se precisa obter uma visualização simultânea em diferentes planos de uma estrutura anatômica. Outra grande vantagem consiste na obtenção de imagens de reconstruções em terceira dimensão (3D) por meio da TC, em que se permite a visualização de estruturas anatômicas tridimensionalmente numa única imagem.
Vantagens da Tomografia
- Excelente qualidade das imagens (imagem sem sobreposição das estruturas e possibilidade
de reconstrução tridimensional).
- Ausência de erros de posicionamento, distorções e ampliações - escala 1:1 mm.
- Precisão nas mensurações.
- Baixa dose de radiação (7 segundos de exposição).
- Exame rápido (menos de 1 minuto).
- Aplicação em todas as áreas da Odontologia.
- Tecnologia Smart Beam (as crianças recebem uma dose de radiação até 40% menor em relação aos adultos).
- As imagens podem ser exportadas no formato DICOM* e serem utilizadas em vários programas de manipulação de imagens médicas, como Dental Slice**, Easy Guide, Nobel Guide, dentre outros. A partir disso, essas imagens também poderão gerar protótipos (modelos reais) pelo processo conhecido como Prototipagem Biomédica.