Para proporcionar mais conforto ao paciente sem abrir mão da qualidade das imagens, a clínica Tomoface optou por utilizar o sistema digital indireto nas radiografias intrabucais que utilizam placas de fósforo e um leitor a laser para aquisição das imagens latentes. Nas radiografias extrabucais optamos pelo sistema digital direto, em que a imagem é capturada por sensores CCD e disponibilizada em tempo real na tela do computador.
A radiologia digital não usa filmes radiográficos e sim sensores.
A radiologia digital pode ser dividida em radiografia digitalizada e radiografia digital direta e indireta.
A radiografia digitalizada é obtida pela captura da imagem de radiografias convencionais efetuada por scanner, máquina fotográfica digital ou câmera de vídeo, havendo perda da qualidade da imagem.
A radiografia digital intrabucal direta utiliza o sensor de carga acoplada (CCD - Couple Charge Device) que é um chip de silício sensível à luz ou radiação X, apresenta-se com tamanho menor do que um filme periapical de 3x4 cm e possui um cabo conectado ao computador, para onde a imagem é transmitida.
A radiografia digital intrabucal indireta utiliza a placa de fósforo fotoativada que tem dimensões semelhantes às de filmes convencionais, além de ser fina e flexível. Após a exposição da placa, a mesma é submetida à leitura. Um sistema de laser se encarrega de realizar a leitura da imagem e, posteriormente, uma luz branca se encarrega de apagar a imagem latente na placa, para sua posterior reutilização.
Os sistemas digitais extrabucais são semelhantes aos convencionais em termos da fonte emissora de raios-X. No entanto, a operação do sistema é toda computadorizada. A principal diferença é o receptor de imagem, no qual não depende de filmes radiográficos e sim de CCDs com áreas maiores ou placas de fósforo fotoativadas.
Quais são as vantagens da Radiologia Digital quando comparada à Radiologia Analógica?
. Segurança
Há uma redução relevante na exposição à radiação X (% de redução na panorâmica=30%, telerradiografia=70%, intraoral=90%). Há um programa específico para crianças em que a radiação é mantida no nível mínimo.
- Alta qualidade da imagem
- Otimização de tempo
- Fidelidade da imagem
A imagem analógica é escaneada e no sistema digital ocorre uma transferência eletrônica.
- Responsabilidade ambiental
Evita danos ao meio ambiente, uma vez que não utiliza produtos químicos na impressão das películas de visualização de imagens, não gerando resíduos tóxicos.
- Aprimoramento das imagens
Na intenção de melhorar a qualidade da imagem, utilizamos os recursos de escala de cinza otimizada e edição de imagens, além de filtros, zoom, mensurações lineares e angulares, colorização, relevo e negativo.
- Praticidade no envio e arquivo de exames
As imagens podem ser enviadas por e-mail com a mesma qualidade, quando da aquisição, e exportadas em diferentes extensões (jpeg, tiff, bmp, etc.), além de serem arquivadas no disco rígido, na fita magnética, no CD-ROM, no DVD-ROM ou ainda no disco óptico magnético.
- Flexibilidade na mídia utilizada
As imagens podem ser disponibilizadas em filme radiográfico, papel fotográfico e CD.
- Facilidade de comunicação digital e da integração com outros sistemas digitais
O compartilhamento das imagens é feito de maneira rápida e segura.
- Reprint de radiografia
A qualquer momento, podemos reimprimir as imagens radiográficas realizadas em nossa clínica.